A Comissão de Defesa ao Consumidor da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista protocolou um requerimento direcionado à Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) exigindo esclarecimentos sobre os impactos na qualidade da água fornecida à população local. O documento foi assinado pelos vereadores Edivaldo Ferreira Jr., Nelson Vieira Santos, e Josenildo F. Nascimento.
O documento, embasado no Artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), destaca a obrigação da concessionária em fornecer serviços adequados, eficientes e seguros, responsabilizando-se por prejuízos causados aos usuários. O prejuízo e a preocupação se intensificam após a Neoenergia Coelba identificar interrupções de energia relacionadas à alteração química da água.
O vereador Edivaldo Ferreira Júnior ressaltou a surpresa com a qualidade da água fornecida pela Embasa na cidade e destacou a importância do requerimento para obter informações essenciais. Ele cita o CDC, enfatizando a responsabilidade da concessionária diante dos danos causados à população.
No vídeo, o vereador questiona quais medidas adicionais a Embasa está adotando para assegurar a qualidade da água fornecida em Vitória da Conquista, especialmente em relação às características de cor e sabor. Ele também indaga sobre como a Embasa pretende reparar os prejuízos causados à população devido às alterações na qualidade da água.
Diante das situações nas residências, conforme mencionado pela Neoenergia Coelba, busca-se entender o plano de ação da Embasa para mitigar os impactos na oferta de energia, principalmente relacionados ao uso de chuveiros elétricos. A alteração na composição da água está causando também interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica.
O requerimento destaca a necessidade de uma resposta detalhada da Embasa para assegurar a transparência e a confiança da população em relação aos serviços prestados.As informações são de assessoria