A prefeitura de Marcionílio Souza está intensificando as ações de prevenção à doença de Chagas no município. Agentes de Combate às Endemias (ACE) têm percorrido a zona rural com o objetivo de combater o triatomíneo (barbeiro), vetor da doença, através da aplicação de inseticidas em residências, cercados e telhados na região.
Além da aplicação do inseticida, um importante aliado no combate ao inseto causador da doença de Chagas, os agentes também realizam um trabalho de orientação à população sobre atitudes que podem ser adotadas para o controle da doença. Isso inclui evitar esmagar, apertar, bater ou danificar o inseto; proteger as mãos e colocar o inseto (preferencialmente vivo) em recipientes ou caixa de fósforo; e entregar o inseto na secretaria de saúde ou Setor de Endemias.
Os sintomas da doença de Chagas podem variar de leves a graves e incluem febre, inchaço no local da picada do inseto vetor, mal-estar, dor de cabeça e muscular, náusea, vômito, diarreia, inchaço abdominal e perda de apetite. Em estágios mais avançados, podem ocorrer complicações cardíacas, como palpitações e dor no peito, e problemas digestivos, como dificuldades para engolir e evacuar.
Jornal da Chapada