Na tarde do último domingo (28), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou, no município de Mulungu do Morro, localizado na microrregião de Irecê, obras de pavimentação, convênio para fortalecimento do setor produtivo e implantação de grama sintética no estádio municipal. Os anúncios se deram após uma série de entregas do Governo da Bahia em Bonito, na Chapada Diamantina.
Com um investimento previsto de R$ 57 milhões, a pavimentação da rodovia mais esperada pelos moradores da região teve a elaboração do projeto autorizada pelo governador. A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) será a responsável pela obra de 56 km da BA-432/ BA-427, no trecho que liga Segredo (Souto Soares), Várzea do Cerco (Mulungu do Morro) e Bonito. O prazo para a conclusão do projeto é de 180 dias.
O lavrador, de 65 anos, Joaquim da Silva, falou sobre as vantagens da pavimentação dessa estrada de terra: “moro, desde 1977, no distrito de Matinha do Segredo, em Souto Soares, e muitas melhorias já chegaram pra nós. Com essa obra, vamos reduzir o tempo de chegada ao centro, ao povoado de Segredo, e pra todo lugar daqui. Vai desenvolver muito a região e mudar a vida de todo mundo”.
Já a obra de pavimentação que vai ligar a BR-122 aos distritos de José Raimundo e Cascavel; a sede de Mulungu a Roseando e Roseando a Lagoa Nova, teve a ordem de serviço assinada e os trabalhos serão iniciados na primeira semana do mês de maio. O trecho total tem 8 km de extensão e conta com um investimento de R$ 9,3 milhões de reais.
Para o governador, este é um momento de celebração. “São obras de infraestrutura importantes que vão gerar emprego e renda e melhorar a vida da população de Mulungu e região. Essas estradas modificam a vida das pessoas. Ajudam na passagem de uma ambulância, de uma viatura, de um carro para abastecer um mercado ou uma mercearia. Até o final de novembro, o projeto de 56 km dessa rodovia deverá ser concluído. Vamos trabalhar firme para que, ainda este ano, possamos voltar aqui para assinar essa ordem de serviço”, enfatizou Jerônimo Rodrigues.
Fortalecimento da agricultura familiar
Para fortalecer as cadeias produtivas da bovinocultura do leite e da caprinovinocultura, foi celebrado um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê (CDS Irecê). A parceria possibilitará a compra de máquinas e equipamentos.
Através de um investimento de 3,6 milhões de reais, serão adquiridos 45 tanques de resfriamento de leite, 63 máquinas forrageiras, 26 motos e 26 tablets para acompanhamento técnico. Mais de 1,6 mil famílias de agricultores dos municípios de América Dourada, Barro Alto, Barra do Mendes, Cafarnaum, Central, Irecê, Ibititá, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel e Xique-xique serão beneficiadas.
De acordo com o secretário da SDR, Osni Cardoso, a ideia é equipar as cadeias produtivas e, ao mesmo tempo, fazer uma entrega direta para motivar a produção. “Quanto mais o homem e a mulher do campo produzem, mais eles permanecem lá para garantir renda e riqueza para a Bahia”, afirmou.
Esporte
Para integrar a reforma do Estádio Municipal Machadão, que está sendo realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), foi autorizada a contratação de serviços para a implantação de grama sintética no equipamento. O investimento estimado é de 2,2 milhões de reais.
Inclusão social
Durante a agenda, o chefe do executivo presenteou a estudante com deficiência visual Larissa Jesus de Souza, de 17 anos, do Colégio Estadual de Mulungu do Morro, com um óculos OrCam. O equipamento possui um dispositivo de inteligência artificial para facilitar a aprendizagem e tem como funções ler textos, reconhecer cédulas, cores, código de barras, rostos e informar a hora quando faz o movimento de olhar para o pulso. Nesta segunda-feira (29), mais 208 destes dispositivos serão entregues pela Secretaria Estadual da Educação (SEC) para os 27 Núcleos Territoriais de Educação. As informações são de assessoria.