Ex-governador da Bahia e ex-prefeito do município de Guanambi, Nilo Coelho foi um dos homenageados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) com a Medalha 2 de Julho. A cerimônia de entrega da mais alta honraria do Estado foi realizada no Museu de Arte Contemporânea, em Salvador, na noite desta terça-fera (16).
A homenagem faz parte das comemorações pelos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia, celebrada no último dia 2.
Eleito quatro vezes prefeito de Guanambi, Nilo Coelho deixou o cargo de gestor em novembro do ano passado ao renunciar aos 80 anos. Em nota, o político informou que decidiu se aposentar em função de reflexões pessoais.
Durante a vida pública, Coelho também foi deputado federal, vice-governador e governador da Bahia após a renúncia de Waldir Pires, em 1989. Na estrutura estadual, atuou ainda como secretário de Minas e Energia entre 1987 e 1988. O político chegou a presidir a UPB entre 1985 e 1986.
Além de Nilo Coelho, a honraria também foi entregue a ao ex-governador Antônio Imbassahy, ao presidente da AL-BA, Adolfo Menezes, para a presidente do TJ-BA, Cynthia Resende, a Pedro Maia, procurador-geral de Justiça e Firmiane Venâncio, defensora pública geral. Ao todo, 22 personalidades/instituições baianas também foram homenageadas.
A ORDEM 2 DE JULHO
A Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi a primeira personalidade homenageada com o mais alto grau do título, a Grã-Cruz, entregue pelo governador Jaques Wagner, no dia 22 de julho de 2010.
MEDALHA
O 2 de Julho é considerado o dia da Independência da Bahia. Os conflitos ocorreram entre fevereiro de 1822 até 2 de julho de 1823. Nessa data, se consolidou a Independência da Bahia, quando as tropas brasileiras venceram os portugueses e concluíram a separação definitiva do Brasil do domínio lusitano. As informações são do site Bahia Notícias.