A prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), anunciou nas redes sociais os avanços nas obras de pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso ao povoado da Peruca e ao famoso Poço Azul. As obras, que visam melhorar a infraestrutura e fomentar o turismo no município, são fruto de uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado.
Com o apoio financeiro do governo estadual, as obras em andamento proporcionarão aos visitantes um acesso mais facilitado a renomados pontos turísticos da Chapada Diamantina, como o Poço Azul, a Praia da Peruca e o Olho d’Água do Beira Rio, consolidando esses locais como atrações ainda mais acessíveis e valorizadas.
Além de facilitar o acesso de visitantes aos paraísos naturais de Nova Redenção, as obras de pavimentação têm o objetivo de melhorar o tráfego de veículos, o escoamento de produtos agrícolas e elevar a qualidade de vida da população local, reduzindo poeira, lama e buracos na via.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Chapada, a prefeita Guilma Soares expressou sua satisfação com o avanço das obras e ressaltou a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento socioeconômico de Nova Redenção.
“Este é um antigo sonho que agora se concretiza, trazendo melhorias significativas para a qualidade de vida da nossa população, valorizando nossos pontos turísticos e tornando nossa cidade ainda mais bonita”, frisou a prefeita Guilma Soares.
Poço Azul
Formado por um rio subterrâneo, o Poço Azul é o maior sítio submerso paleontológico do país. No local, foram descobertas mais de 40 espécies de animais pré-históricos. Durante as estações de outono e inverno, os raios solares penetram nas cavernas, criando os famosos feixes de luz azul.
Descoberto em 1920 por garimpeiros que, enquanto caçavam para complementar a alimentação, depararam-se com o poço, o local passou a ser explorado turisticamente em outubro de 1994, quando a Globo veio à Chapada Diamantina para gravar a novela “Pedra Sobre Pedra”. As gravações incluíram cenários como a Lapa Doce, o Morro do Pai Inácio e, por alguma razão, o poço, o que elevou sua fama a nível nacional.
Os visitantes também têm à disposição uma infraestrutura completa na área externa do poço, com lanchonetes, lojas de itens artesanais e o restaurante da Dona Alice. Conhecido por seu tempero caseiro e inconfundível, o restaurante conquistou não só os paladares, mas também os corações dos visitantes. “Aqui, preparamos muitas comidas típicas, como cortadinho de mamão, abóbora, pratos com a palma e godó de banana”, destacou a cozinheira.