O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou uma visita de fiscalização ao sítio arqueológico Pedra do Sobradinho, situado na comunidade de Itaguaçu, zona rural de Livramento de Nossa Senhora. A ação teve como objetivo avaliar o estado de conservação e garantir a preservação do patrimônio histórico. A fiscalização ocorreu na última terça-feira (3).
De acordo com Luciano de Souza, técnico da área de arqueologia do Iphan, o sítio arqueológico de Itaguaçu já está cadastrado no órgão, e a visita de fiscalização teve o intuito de verificar se o local permanece preservado. Souza ressaltou ainda a relevância do sítio, destacando sua importância tanto para o conhecimento histórico quanto para o desenvolvimento do turismo na região.
“Livramento também tem outros sítios com potencial, mas esse tá bem preservado porque tá bem escondidinho. Às vezes vemos que destroem, têm pichação, mas não é o caso desse de Itaguaçu”, afirmou Luciano de Souza.
O Iphan tem demonstrado uma crescente preocupação com os impactos das queimadas sobre os sítios arqueológicos, considerando os riscos que elas representam para a preservação desses patrimônios históricos. A instituição tem intensificado seus esforços para monitorar áreas vulneráveis, como o sítio de Itaguaçu, buscando minimizar os danos causados pelo fogo e garantir a proteção desses locais.Jornal da Chapada com informações do portal Achei Sudoeste.