O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), expressou seu repúdio à divulgação de uma pesquisa realizada sem registro e baseada em dados falsificados. A pesquisa, conduzida pela Dataqualy Pesquisa de Mercado e Opinião em setembro deste ano, foi considerada ilegal e teve sua divulgação suspensa pela Justiça Eleitoral, evidenciando preocupações sobre a integridade das informações circulando durante o período eleitoral.
Nas redes sociais, Ricardo Mascarenhas criticou a realização da pesquisa e atribuiu a responsabilidade pelo ato à oposição. “Mais uma pesquisa sem registro e com dados falsos! O desespero dos adversários está grande!”, frisou.
“Quando registra, contrata uma empresa criada no mês de setembro para divulgar o resultado, quando não registra, lança o crime eleitoral nas redes! Falsificaram uma pesquisa em 2020, olhem na segunda foto, e anotem, essa, e a que vão lançar essa semana, já estão com o resultado pronto”, completou Ricardo Mascarenhas.
A realização de pesquisas eleitorais falsas é considerada crime porque compromete a integridade do processo eleitoral. Essas práticas podem induzir os eleitores a tomar decisões com base em informações enganosas, distorcendo a realidade sobre a situação das candidaturas. Além disso, pesquisas fraudulentas podem influenciar a opinião pública e manipular o resultado das eleições, prejudicando a democracia.
Jornal da Chapada