Livramento de Nossa Senhora, na Chapada Diamantina, enfrenta uma situação alarmante com o registro de 66 novos casos de diarreia nos últimos dias. Com um total de 991 ocorrências até novembro de 2024, o município viu o pior pico do ano na 38ª semana epidemiológica, quando 101 casos foram confirmados, acendendo um sinal de alerta para a saúde pública local.
Os pacientes que têm procurado os pronto-socorros apresentam, principalmente, sintomas como mal-estar generalizado, náuseas constantes e episódios frequentes de diarreia. Embora as crianças sejam as mais afetadas, pessoas de todas as idades estão sendo impactadas pela doença, o que tem gerado uma crescente procura por atendimento médico nas unidades de saúde do município.
Apesar dos números alarmantes, a secretária Fabiana Ribeiro minimizou os registros, destacando que são insignificantes em relação à população total de 48 mil habitantes do município. No entanto, Fabiana emitiu um alerta à população, reforçando a importância de adotar medidas preventivas para evitar a propagação da doença e proteger a saúde de todos.
“É essencial evitar o contato com água contaminada e não utilizá-la para consumo. Essas atitudes são fundamentais para prevenir viroses em nossa cidade”, destacou. Ela ainda reforçou a importância de eliminar focos de água parada para combater o mosquito aedes aegypti. Jornal da Chapada com informações do portal Achei Sudoeste.