Independentemente de como a UEFA Champions League 2024/2025, fato é que o brasileiro Raphinha já terá marcado seu nome na história da competição com seu excelente desempenho na atual competição europeia.
Isso porque seus 11 gols e 5 assistências ainda ao fim das oitavas de final — em que o Barcelona-ESP eliminou o Benfica por 4×1 no placar agregado — o colocam como principal jogador dessa Champions e, de quebra, cravam sua artilharia histórica dentre os brasileiros em uma só temporada.
Raphinha se torna o jogador brasileiro com mais gols em uma só edição de UCL
O gol feito pelo atacante ainda no jogo de ida, no 1×0 para o Barça no Estádio da Luz, fez com que Raphinha chegasse aos 11 gols na atual temporada da Champions League.
A marca supera nomes como Neymar (2014/2015), Roberto Firmino (2017/2018), Kaká (2006/2007), Rivaldo (2000/2001) e Jardel (2000/2001), que marcaram 10 gols em cada uma das temporadas destacadas e dividiam o recorde de mais gols feitos por um brasileiro em uma só edição da competição europeia.
Com, no mínimo, mais dois jogos pela UCL nas quartas de finais contra o Borussia Dortmund-ALE, Raphinha tem chances reais de ampliar sua já importante marca nos dias 9 e 15 de abril.
Já pensando em uma artilharia geral histórica da Champions, mais um gol o colocaria entre as 10 melhores marcas de todos os tempos, já que empataria com 12 gols em uma só competição com nomes como Messi, Haaland, Mario Gomez, van Nistelrooy e Cristiano Ronaldo (duas vezes).
A partir daí, cada tento a mais anotado faria com que o brasileiro escalasse posições no ranking liderado por CR7. Além de também ter a terceira e a segunda melhor marca, com 15 e 16 gols, na temporada 13/14 o craque português fez 17 gols em somente 11 jogos.
O brasileiro também é o jogador com mais gols e assistências na Champions League 24/25
O desempenho mágico em meio aos jogos da Champions League vai além da artilharia, com as 5 assistências dadas por Raphinha colocando-o também entre os principais nomes do quesito na atual competição — perdendo somente para Kimmich, do Bayern de Munique-ALE, com 6, enquanto empata com Hakimi (PSG), Frimpong (Bayer Leversuken), De Ketelaere (Atalanta) e Zappacosta (Atalanta).
Dessa forma, junto de seus 11 gols até aqui, o ponta brasileiro já soma 16 participações diretas em gols, sendo isoladamente o jogador com o maior número no quesito nessa edição de UCL.
Raphinha x Guirassy: confronto das quartas reúne os dois melhores jogadores da competição
Além disso, Raphinha terá uma chance de ouro para se separar de vez como principal nome dessa UCL, já que do outro lado do confronto como o Borussia Dortmund pelas quartas de final enfrentará Serhou Guirassy. O atacante, que defende a seleção de Guiné, é o segundo colocado no quesito com 14 participações em gols, tendo marcado 10 vezes e distribuído 4 assistências no mesmo período que o brasileiro.
Os números também impressionam, mas o peso e importância do centroavante guineense para o Dortmund fica ainda mais nítido quando consideramos que o time aurinegro marcou 28 vezes até as oitavas. Ou seja: sozinho, Guirassy foi o responsável direto por metade de todos esses gols.
A equipe alemã apresenta, que foi vice-campeã da Champions do ano passado, faz uma temporada abaixo da crítica para os seus padrões na liga nacional, frequentando somente o meio da tabela quando é, geralmente, um dos 3 times postulantes ao título.
Na UCL, ao menos, o Dortmund passou da nova fase classificatória em 10º e, já no mata-mata, despachou Sporting-POR e Lille-FRA. Vale ressaltar, aliás, que os dois times já se enfrentaram nessa champions, com o Barcelona vencendo por 3×2. Na ocasião, Raphinha marcou um, enquanto Guirassy balançou a rede duas vezes.