Reconhecida como uma das cidades mais encantadoras e renomadas da Chapada Diamantina, Lençóis sediou até a última sexta-feira (30) o 14º Congresso Estadual do Ministério Público da Bahia (MPBA). O evento, apoiado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), foi aberto na quarta-feira (28), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do secretário Maurício Bacelar e outras autoridades.
A escolha de Lençóis como sede do congresso se deve às suas paisagens impressionantes, que incluem além de rios, cachoeiras e trilhas — atrativos naturais que são destaque no turismo da Bahia e merecem atenção especial para sua preservação.
O congresso, organizado pela Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), reuniu aproximadamente 500 promotores e procuradores de Justiça de diversas regiões do estado. O evento teve como foco discussões sobre o combate à corrupção e a proteção do meio ambiente. Durante os intervalos, os participantes também aproveitaram para explorar os principais pontos turísticos da cidade.
“O Governo do Estado trabalha no apoio e captação de eventos corporativos, como estratégia para incrementar o fluxo turístico, principalmente, na baixa temporada. A realização deste importante congresso na Chapada Diamantina é uma forma de descentralização das atividades, para movimentar a economia do setor também fora da capital”, explicou o secretário Bacelar.
“O Ministério Público trouxe o congresso para cá, com o objetivo de debater grandes temas, mas também de congregar e celebrar, neste local tão encantador”, completou o procurador-geral de Justiça do MPBA, Pedro Maia.
Para a secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia, “eventos como este ajudam a fortalecer os negócios turísticos na cidade, especialmente neste período do ano, e ainda contribuem para divulgar nossa região como destino de excelência, não só para o lazer, mas também para encontros corporativos”.
Salvador
Na capital, o 3º Bahia Oil & Gas Energy aconteceu até a última sexta-feira (30), no Centro de Convenções (Boca do Rio), em três dias de feira e palestras, com representantes de todos os estados brasileiros e de 20 países. É um evento que abrange toda a exploração, produção, refino e transporte de petróleo do Norte e Nordeste. O evento tem o patrocínio da Setur-BA, que divulga os atrativos das 13 zonas turísticas do estado, com uma baiana típica distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim. Os participantes aproveitam o tempo livre para visitar atrativos da cidade.
“Salvador é a cidade mais agradável para sediar eventos com participantes de outros lugares do país e do exterior. A presença do Governo do Estado é uma demonstração de como ele está engajado em uma pauta importante para a economia e para a sociedade”, ressaltou Nicolás Honorato, diretor da Austral, empresa organizadora do evento.
“É a primeira vez que venho à Bahia e tenho achado tudo lindo. Vou usar as horas vagas para conhecer melhor os atrativos turísticos de Salvador”, relatou a canadense Irina Kucharenko, diretora internacional de projetos da MWD Planet.
“Já fui para Trancoso e gostei muito de lá. Já em Salvador, é a primeira vez que venho. Estou hospedado de frente para o mar no Costa Azul e achei o povo muito receptivo. Pretendo voltar com a minha esposa para conhecer mais a cidade”, completou o empresário carioca Henrique Almeida. As informações são de assessoria.














































