O potencial da Bahia como polo da mineração sustentável e da descarbonização global foi um dos destaques dos painéis realizados durante o Fórum Bahia Export 2025, que aconteceu em Salvador, na manhã de 15 de agosto. O evento, que discutiu as bases para uma nova fase de industrialização no estado, reuniu líderes do setor mineral para abordar novas fronteiras de exploração e os impactos socioeconômicos da atividade.
O painel sobre mineração contou com a presença de Emerson Souza, vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron, ao lado de especialistas como Henrique Carballal, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Marcelo Silvestre, diretor-presidente da Galvani, e Tony Lima, COO da Appian Capital.
Projeto Ferro Verde
Em sua apresentação, Emerson Souza detalhou o Projeto Ferro Verde, da Brazil Iron, um investimento de US$ 5,7 bilhões no estado com foco na produção de Ferro Briquetado a Quente (HBI). “É um material essencial para o setor siderúrgico, pois permite a substituição de fornos a carvão, altamente poluentes, por fornos elétricos, o que pode reduzir em até 99% as emissões”, destacou.
O potencial do projeto na Bahia se baseia em três pilares: a riqueza mineral do estado, com reservas que atendem a uma exigência cumprida por apenas 3% do minério de ferro global; a abundância de energia limpa, já que 95% da matriz elétrica baiana vem de fontes renováveis; e a capacidade de gerar desenvolvimento regional, com previsão de mais de 55 mil empregos.
“A decisão de focar na produção do Ferro Verde é uma escolha estratégica de longo prazo. O projeto, que prevê a construção de uma mina, um ramal ferroviário de 120 km e um complexo industrial, visa transformar o recurso mineral em tecnologia e eficiência”, revelou o executivo.
A força da Bahia no setor de mineração
A liderança da Bahia na mineração já se reflete em números. No primeiro trimestre de 2025, o estado registrou um faturamento de R$ 4 bilhões, alcançando a terceira colocação nacional. A Bahia é o único produtor de vanádio e urânio do país e lidera em diversidade mineral, com a produção de 47 das 93 substâncias minerais brasileiras. Esse cenário consolida o estado como um protagonista fundamental para a mineração nacional e para a economia de baixo carbono.
Destaques da programação do Fórum
O Bahia Export 2025 se consolidou como um espaço fundamental para a integração entre os setores público e privado na busca por soluções e investimentos. A relevância do evento foi reforçada pela presença de autoridades de peso. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, detalhou os investimentos federais na Bahia por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, também esteve no encontro. O ministro do STF, Flávio Dino, encerrou a cerimônia com uma palestra magna sobre os impactos da reforma tributária.
Sobre a Brazil Iron
A Brazil Iron é uma empresa de capital fechado focada no desenvolvimento de projetos de minério de ferro, com o objetivo de construir uma operação integrada de classe mundial, da mina ao HBI, no estado da Bahia. Seu Projeto Ferro Verde abriga um dos maiores recursos de minério de ferro de alto teor não desenvolvidos do mundo, com 1,7 bilhão de toneladas em conformidade com o padrão NI 43-101.
Com acesso a energia renovável, proximidade de infraestrutura logística e crescente demanda global por aço verde, a Brazil Iron está posicionada para se tornar um importante fornecedor de HBI premium de baixo carbono para os mercados internacionais. Para mais informações, visite: www.braziliron.com.br. As informações são de assessoria.














































