A cantora Anitta fez um apelo público ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que uma mulher seja escolhida para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso.
Em publicação no Instagram, a artista destacou o histórico de desigualdade de gênero na Corte. “Em 134 anos de história, o Supremo Tribunal Federal já teve 172 ministros. Entre eles, apenas três mulheres — e nenhuma negra. Até o ano 2000, o STF jamais havia tido uma ministra”, afirmou.
Anitta reforçou que, considerando que a maioria da população brasileira é formada por mulheres, há profissionais qualificadas para assumir o cargo. “Hoje temos uma entre os 11 homens. Tenho certeza de que existem mulheres qualificadas para o cargo no nosso país. Compartilho com toda esperança”, disse.
O presidente Lula deve se reunir com interlocutores nesta semana para definir o nome que ocupará a vaga. Em recente entrevista, ele ressaltou que sua prioridade será escolher alguém altamente qualificado, independentemente de gênero ou cor.
“Eu quero uma pessoa, não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco, eu quero uma pessoa que seja antes de tudo uma pessoa gabaritada para ser ministro da Suprema Corte. Eu não quero um amigo. Quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira. É isso que eu quero”, declarou Lula.
Jornal da Chapada














































