A primeira turma de Educação Física da Bahia, diplomada pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), celebrará 50 anos de formação no próximo dia 22 de novembro. O encontro comemorativo será realizado com um churrasco/almoço no salão de festas do condomínio Tribeca, localizado no Manhattan Square Home e Office, na Avenida Paralela, em Patamares.
Integrante do grupo e uma das organizadoras, a professora Ana Maria Ferreira de Souza destacou que o reencontro representa mais que uma festa: é uma celebração da história e da amizade construída ao longo de décadas. Para ela, o congraçamento “é uma maneira de reencontrar velhos amigos” e de “festejar um importante marco de uma turma pioneira, que acreditou no projeto da UCSal e do mestre Alcyr Ferraro, coordenador do curso, e de seus fieis escudeiros Newton Miranda e Fernando Chagas, o BC”.
Segundo Aninha, o evento também reflete a união constante da turma, “que sempre se manteve unida durante todos esses anos e que sempre acha um motivo para se reunir, comemorar, resenhar e matar saudades”.
Ela relembrou ainda que, na época da implantação do curso, o apoio do Governo do Estado foi fundamental para a estruturação do projeto. A iniciativa contou com a participação do secretário Bernardo Spector, da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social, e do diretor Wilson Angelim, da Vila Olímpica da Bahia, que cederam equipamentos essenciais — o estádio da Fonte Nova, o ginásio de esportes Antônio Balbino e a piscina olímpica Juracy Magalhães — para realização dos exames do vestibular e para as aulas práticas.
Aninha ressaltou que até 1973, quando o curso começou a funcionar em Salvador, os profissionais que desejavam formação acadêmica em Educação Física precisavam buscar qualificação em outros estados, como Pernambuco, ou no eixo Rio/São Paulo. Naquele período, poucos professores na Bahia tinham formação superior; muitos eram militares transferidos ou baianos que estudavam fora, especialmente no Rio de Janeiro, na Escola Nacional de Educação Física do Exército, na Urca.
Para a celebração, já confirmaram presença quatro professores da turma: Alcyr Ferraro, Newton Miranda, Jaime Saldanha e Georgeocohama Duclerc Archanjo.
Jornal da Chapada




















































