A Bahia registrou, em 2025, um crescimento recorde no turismo internacional, segundo dados da Embratur. O estado foi o que mais cresceu no Nordeste, com aumento de aproximadamente 50% no número de turistas estrangeiros, superando a média nacional.
O governador Jerônimo Rodrigues comemorou os números nesta quarta-feira durante a recepção ao voo inaugural da Copa Airlines, que voltou a conectar Salvador diretamente à Cidade do Panamá. Segundo ele, a nova rota é resultado de incentivos estaduais e fortalece o turismo e os negócios.
O desempenho da Bahia contribuiu para que o Brasil alcançasse um recorde histórico, com mais de 9 milhões e 280 mil turistas internacionais em 2025. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o crescimento foi impulsionado pela força da cultura baiana, da infraestrutura aérea e pela diversidade de atividades, incluindo turismo cultural, de negócios e setores como energias renováveis, mineração, indústria naval e de carros elétricos.
De acordo com Freixo, a Bahia foi o principal estado do Nordeste na recepção de turistas internacionais, puxando para cima os índices da região. Argentinos, portugueses, uruguaios, franceses e italianos lideraram a lista de visitantes, representando um crescimento de 47% em relação ao ano anterior, cerca de dez pontos percentuais acima da média nacional.
Além do sol e da praia, a cultura, a gastronomia e a natureza da Bahia também foram citadas como fatores que chamaram a atenção dos visitantes estrangeiros. A expectativa é de continuidade no crescimento em 2026.
Jornal da Chapada

















































