• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Duas vítimas da ditadura vão depor na Comissão da Verdade

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
6 junho 2014 - 14h34
no Cidades, Curiosidades, Editorial, Menu Principal
0
ditadura
A Comissão Estadual da Verdade na Bahia foi criada em dezembro de 2012, com o objetivo de apurar e esclarecer violações aos direitos humanos cometidas por agentes públicos durante a ditadura militar | FOTO: Meramente Ilustrativa |

A Comissão Estadual da Verdade (CEV) na Bahia vai ouvir em audiência pública na próxima segunda-feira (9), às 14h, duas vítimas da ditadura militar, o advogado Aurélio Miguel Pinto Dórea, ex-militante estudantil filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e Diva Santana, ativista na área de Direitos Humanos, que perdeu a irmã e o cunhado na Guerrilha do Araguaia, em 1974. A audiência será realizada na sede da entidade, na Avenida Sete de Setembro, 1330, anexo ao Palácio da Aclamação, Campo Grande.

Prisão e morte
O advogado Aurélio Miguel, 67 anos, foi preso três vezes pelo regime militar (1966, 68 e 71) e expulso da Faculdade de Direito da UFBA em 1968. Conseguiu terminar o curso na Universidade Católica de Salvador em 1971. Ele participou da Diretoria Clandestina da União Nacional de Estudantes (UNE), de maio de 1969 a outubro de 1970.

Diva Santana, que foi indiciada na Lei de Segurança Nacional – participou, desde o início, do Comitê de Anistia e Direitos Humanos – é uma das fundadoras do Grupo Tortura Nunca Mais na Bahia e conselheira da Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, criada pela Lei 9140/95.

Dinaelza Santana Coqueiro, irmã de Diva que participou da Guerrilha do Araguaia, foi assassinada pelo Exército em abril de 1974. Seu marido, Vandick Reidner Pereira Coqueiro, também lutou no Araguaia e foi assassinado pela repressão em setembro de 1974. Os corpos dos dois até hoje não foram encontrados.

Depoimentos em Feira
O Grupo de Trabalho da Comissão Estadual da Verdade em Feira de Santana vai ouvir seis pessoas vítimas da ditadura militar na terceira audiência pública, que será realizada na próxima terça-feira (10), a partir das 9h, no auditório do 7º Módulo da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A professora Amabília Almeida irá representar a Comissão Estadual da Verdade na audiência, que terá dois turnos.

Relato da opressão
A Comissão Estadual da Verdade (CEV) na Bahia foi criada em dezembro de 2012, por meio do decreto estadual 14.227, com o objetivo de apurar e esclarecer violações aos direitos humanos cometidas por agentes públicos entre os anos de 1946 e 1988, principalmente as violações ocorridas durante a ditadura militar, de 1964 a 1985. A CEV tem dois anos para apresentar um relatório que permita à sociedade baiana conhecer detalhes dos casos de opressão e violação aos direitos humanos ocorridos no estado ou com baianos fora do estado.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Governo contesta denúncia de deputado e diz que contratos passaram pela PGE

Próximo Post

Aleluia: “Contorcionismos numéricos não escondem tragédia baiana na Era Wagner”

Próximo Post

Aleluia: “Contorcionismos numéricos não escondem tragédia baiana na Era Wagner”

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.