O município de Mairi, na Chapada Diamantina, comemora 118 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira, 5 de agosto. Integrante do Território de Identidade Bacia do Jacuípe, o território onde hoje está Mairi foi descoberto no século XVIII por exploradores das minas de ouro de Jacobina. Para homenagear os mairienses, o deputado estadual Carlos Geilson apresentou uma moção de congratulação na Assembleia Legislativa da Bahia.
“Na data em que Mairi comemora mais um ano de sua emancipação, parabenizo à população local, mola propulsora do progresso da cidade, que merece cada vez mais ser beneficiada pelas ações dos poderes públicos”, frisou Geilson. O território, onde hoje se encontra o município de Mairi, foi elevado ao nível de distrito subordinado a Jacobina com o nome de Monte Alegre em 1838.
Dezenove anos depois, a localidade alcançou a categoria de vila. A titularidade de município foi conquistada no dia 5 de agosto 1897. O nome Mairi foi adotado em 1943, mas no ano de 1962 a nominação foi extinta e o local voltou a se chamar Monte Alegre da Bahia, porém o nome adotado após idas e vindas foi Mairi.