Ícone do site Jornal da Chapada

FOTOS: Com fogo controlado, brigadistas já podem celebrar aniversário do Parque Nacional da Chapada Diamantina

foto5
Segundo informações do ICMBio, o incêndio diminuiu de intensidade nesta quarta (16), mas persiste em alguns pontos da unidade de conservação | FOTO: Divulgação/ICMBio |

Após quase uma semana de combate ao incêndio florestal que atinge o Parque Nacional Chapada Diamantina (Parna), os analistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra o parque, têm notícias tranquilizadoras e de esperança. Os funcionários do Instituto se empenham para comemorar o 30º aniversário do Parna, celebrado nesta quinta (17), com o presente dos dois focos de incêndio extintos. “Amanhã [quinta] o parque faz 30 anos, a gente está torcendo para que não tenha fogo algum. Como o tempo está mudando, eu acredito que nesta quinta o fogo estará extinto”, diz o funcionário do ICMBio, Amauri Anjos.

E isto é bem possível. Segundo informações do ICMBio, o incêndio diminuiu de intensidade nesta quarta (16), mas persiste em alguns pontos da unidade de conservação, na região de Andaraí e no Gerais do Vieira, próximo ao Vale do Capão, já nas imediações de Palmeiras. A chegada de mais equipamentos, com a mudança do tempo e o reforço no corpo de bombeiros tem contribuído para o controle do fogo. A expectativa do Instituto é que em um ou dois dias os incêndios sejam debelados definitivamente.

O reforço do helicóptero enviado pelo governo foi fundamental para que o instituto pudesse atuar com duas equipes combatendo os dois focos ao mesmo tempo | FOTO: Divulgação/ICMBio |

De acordo com informações de Marcela de Marins, analista ambiental do ICMBio, após a chegada do helicóptero, no final da manhã desta quarta (16), foi feito um reconhecimento aéreo, na região dos dois incêndios, em Andaraí e no Gerais do Vieira, e se constatou que o fogo havia enfraquecido. A analista acredita que mudança climática tenha contribuído. “Como esta madrugada [16] esfriou e teve um pouco de chuva, percebemos que diminuiu a intensidade do fogo, já melhorou a situação, não está mais crítica como ontem [terça]”.

Leia também:
ICMBio ainda não consegue avaliar estragos causados pelo fogo na Chapada Diamantina
Operação Bahia Sem Fogo na Chapada Diamantina é reforçada com Corpo de Bombeiros
Confira imagens dos incêndios que consomem o Parque Nacional da Chapada Diamantina
Chapada Diamantina teve mais de 9 mil hectares consumidos pelo fogo, diz ICMBio
Aeronave será enviada nesta quarta para reforçar combate aos incêndios na Chapada Diamantina

Foto atual aponta que o fogo foi controlado na tarde desta quarta-feira | FOTO: Divulgação/João Morita |

Para Marins, o reforço do helicóptero da PM foi fundamental para que o Instituto pudesse atuar com duas equipes combatendo os dois focos ao mesmo tempo. “Ontem [terça,15], a gente estava mais concentrado em Andaraí. A partir de agora, a gente vai ter duas equipes, o helicóptero vai ficar concentrado no fogo de Andaraí, para transportar os brigadistas aos locais mais remotos, que ainda tem fogo; e duas aeronaves do ICMBio vão ficar no fogo do Gerais do Vieira”. No momento, o ICMBio está cruzando várias informações, avaliando a intensidade do fogo de Andaraí e do Gerais do Vieira para montar as equipes de brigadistas.

Pontos turísticos atingidos
Em Palmeiras, as únicas áreas abertas à visitação afetadas pelo incêndio, de acordo com a analista ambiental, Marcela de Marins, são a trilha Capão-Vale do Pati e a trilha do Esbarrancado, ambas localizadas no município.

Jornal da Chapada

Confira imagens atuais feitas por João Morita (áreas) e por brigadistas do ICMBio:

1 / 13

Leia também:
Fogo continua na Chapada Diamantina e brigadistas querem ajuda de helicópteros em Andaraí
Chapada: Prefeitura de Mucugê diz que auxiliou os brigadistas no combate ao fogo
Incêndios afetam áreas da Chapada Diamantina; região próxima ao Vale do Capão é atingida
Brigadistas contêm fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina e seguem monitoramento; entenda a situação

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas