Após os incêndios que atingiram o Parque Nacional da Chapada Diamantina, de 11 a 17 de setembro, a Brigada Federal de Assentamento Rosely Nunes/Prevfogo/Ibama/BA, com sede no Projeto de Assentamento Rosely Nunes, município de Itaetê, na Chapada Diamantina, enviou ao Jornal da Chapada um comunicado contestando algumas informações de fontes em textos publicados no site do jornal sobre o assunto, e ainda detalha a atuação da brigada neste período. Segundo as informações da gerente Estadual do Fogo/Prevfogo/Ibama-BA, Rejane Carneiro de Oliveira a brigada participou ativamente de quatro focos de incêndio, localizados em Mucugê, em Andaraí, no Gerais do Vieira, próximo ao Vale do Capão, no município de Palmeiras e em Itaetê.
No dia 12 de setembro, a brigada foi acionada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para atuar no combate ao fogo em Mucugê. Alex Lima Gomes, da brigada Rosely Nunes, chefiou a equipe com 14 brigadistas do Prevfogo/Ibama e seis brigadistas voluntários da cidade de Mucugê. Posteriormente, três servidores do Corpo de Bombeiros da 11º GBM-Lençóis se integraram ao grupo.
Leia também:
Brigada formada por assentados participa de combate a incêndio na Chapada Diamantina
Chapada: Moradores apagam incêndio no município de Itaetê às margens do Paraguaçu
Os focos do incêndio florestal, espalhados entre as regiões do Córrego de Pedra, Cruzeirão, próximo ao Rio Moreira e à margem da Rodovia BA-142, foram controlados na manhã do dia 13. Os brigadistas do Prevfogo/Ibama e os brigadistas voluntários de Mucugê ainda permaneceram na área, nos dias 13 e 14, com o trabalho de extinção e monitoramento. No dia 14 de setembro, brigadistas voluntários da cidade de Barra da Estiva, acionados pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente do município de Mucugê, estiveram também na área queimada pelo incêndio florestal.
De acordo Rejane de Oliveira, esta secretaria deu apoio logístico aos brigadistas do Prevfogo/Ibama e aos brigadistas voluntários, tanto na alimentação, água potável, casa de apoio, como nas demais necessidades. Para esta ação foi mobilizado todo contingente da Brigada Federal de Assentamento Rosely Nunes, totalizando 30 servidores, que trabalharam de forma alternada.
Fogo em Andaraí
A brigada itaeteense também colaborou no combate ao fogo na região de Andaraí, tanto na logística – com a disponibilidade de duas viaturas, quanto no combate – com o envolvimento de 18 servidores, sendo 12 no combate direto em campo. Este apoio foi iniciado no dia 14. Em visita de supervisão e acompanhamento das atividades da Brigada Federal de Assentamento Rosely Nunes, nos dias 14 e 15, o coordenador estadual do Prevfogo/Ibama, Denilson Barbosa de Oliveira, orientou a equipe e também planejou em conjunto a participação da mesma no combate ao incêndio em Andaraí.
No dia 16 de setembro, 12 brigadistas do Prevfogo/Ibama junto com cinco brigadistas do ICMBio atuaram no combate ao fogo em Andaraí, e posteriormente foram deslocados de helicóptero para controlar o incêndio na região do Gerais do Vieira, em Palmeiras. Na tarde deste dia, a Brigada Federal de Assentamento Rosely Nunes foi acionada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente Turismo e Cultura do Município de Itaetê, para combater um incêndio florestal na Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Paraguaçu, nas proximidades da cidade de Itaetê.
“Como o efetivo de plantão na semana estava atendendo a outra ocorrência em Andaraí, foi convocado um dos Esquadrões que estava de folga, se recuperando do combate no PNCD em Mucugê, e ainda em tempo pode atender o chamado em Itaetê”, justifica Rejane Carneiro Oliveira, em texto enviado ao Jornal da Chapada.
Leia também:
Brigadistas contêm fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina e seguem monitoramento; entenda a situação
Fogo é controlado na Chapada Diamantina e brigadistas seguem com monitoramento