Ícone do site Jornal da Chapada

Secretário do Meio Ambiente pede união de forças em prol da Chapada Diamantina

foto5
De acordo com o secretário Eugênio Spengler, foram investidos mais de R$ 14 milhões nos combates aos incêndios florestais | FOTO: Divulgação |

“Para debelar as chamas que atingem a Chapada Diamantina é preciso que brigadistas voluntários e bombeiros militares andem de mãos dadas, façam um trabalho de cooperação e atuem em conjunto para combater um inimigo em comum, o fogo”, comentou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.

Ainda segundo Spengler, “todas as forças do Estado e os voluntários devem ter em mente que momentos de discussão e competições sem propósitos são descabidos nesse momento. A natureza necessita urgentemente que todos se unem para assegurar a preservação das belezas naturais da Chapada que atraem os olhares de todo o mundo”.

O governo já distribuiu para os brigadistas voluntários e bombeiros militares mais de seis mil itens para os combates | FOTO: Amanda Oliveira |

Leia também:
Fogo na Chapada: Novo foco é identificado entre Andaraí e Lençóis e ameaça comunidade quilombola

Governo informa que mais de 6 mil equipamentos foram entregues para combater incêndios na Chapada

Focos se intensificam na Chapada Norte; Parque Estadual é atingido e chamas ameaçam nascentes

Brigadista volta a denunciar ‘indústria do fogo’ na Chapada Diamantina: “Age deliberadamente”

Até o momento, o Governo já distribuiu, para os brigadistas voluntários e bombeiros militares, mais de seis mil itens de equipamentos de proteção individual e coletiva, como botas, luvas, abafadores, bombas costais, cantil, máscaras, enxadas, óculos de proteção, facão, dentre outros. Atualmente, atuam na Operação Bahia sem Fogo, 170 bombeiros militares (126 da Bahia e 44 do Distrito Federal), brigadistas voluntários, além de seis aviões e cinco helicópteros contratados pela Sema.

Foram investidos mais de R$ 14 milhões em aluguel de aeronaves, compra de equipamentos, veículos tracionados, diárias, alimentação, fiscalização e atividades de educação ambiental para sensibilização das comunidades. As informações são da Sema.

Leia também:
Fogo na Chapada: DPE, DPU, Justiça e Promotoria Militar pedem apoio das forças armadas no combate a incêndios
Secretário diz que incêndio já devastou 51 mil hectares na Chapada Diamantina durante 3 meses
Fogo na Chapada: Ainda existem focos no Vale do Capão; brigadistas dizem que situação não afeta turista
Incêndios na Chapada Diamantina mobilizam pessoas em todo o estado
Rui Costa determina manutenção de efetivo no combate aos incêndios na Chapada Diamantina

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas