Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Gruta do Lapão é reaberta para turistas; Analista aponta avanço com focos controlados

foto5
Trilha da Gruta do Lapão, que fica no município de Lençóis, foi liberada para visitação | FOTO: Reprodução/Barro Branco Sonoro |

Os incêndios que afetam a região de Machombongo, no município de Ibicoara, e a Serra do Veneno, entre os municípios de Palmeiras e Lençóis, na Chapada Diamantina, diminuíram durante atuação de combate desta segunda-feira (21) e, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foram controlados. A informação foi passada pela analista do instituto, Marcela de Marins, ao portal G1. “Os dois pontos ainda apresentam algum perigo, mas já estão em fase de monitoramento. Foi um grande avanço em relação ao que vinha acontecendo nos últimos dias”, informa.

Fogo é controlado em Lençóis e Ibicoara | FOTO: Divulgação/Luiz-Chaves/BRAL |

Leia também:
Chapada: Chamas retornam na região do Capão; Lençóis controla focos e brigadistas seguem para Ibicoara

Defensorias são convidadas para acompanhar ações na Chapada após pedirem multa diária de R$ 10 mil aos governos

Falta de estrutura dificulta ação de brigadistas voluntários na Chapada Diamantina

Segundo Marcela, a trilha da Gruta do Lapão, em Lençóis, já está liberada para visitação, e a perspectiva é de que as outras três trilhas suspensas: Fumacinha, Véu de Noiva e Cachoeira da Fumaça, sigam o mesmo caminho nos próximos dias. Os avanços também foram comemorados pelo secretário do Meio Ambiente de Lençóis, Andrés Iglesias. Em entrevista ao G1, Iglesias disse acreditar que os incêndios sejam debelados e lembrou que “todos já estão exaustos com essa situação”. Mesmo sem chuva no fim de semana, mais de 135 bombeiros estiveram em ação nos últimos dias. Entre eles estão 47 brigadistas da Defesa Civil Nacional, que chegaram na região na última quarta-feira (16). De acordo com informações do governo da Bahia, mais de 50 mil hectares já foram destruídos pelas chamas.

Leia também:
Fogo na Chapada: Incêndio continua a consumir Parque Estadual em Miguel Calmon

Fogo na Chapada: Novo foco é identificado entre Andaraí e Lençóis e ameaça comunidade quilombola

Brigadistas seguem monitoramento e rescaldo no Capão; Venezuela faz matéria sobre os incêndios

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas