A aprovação da PEC 241, que pretende congelar os gastos do Governo Federal pelo período de 20 anos, na Câmara dos Deputados na última terça-feira (25) não fez os estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) desistirem do direito de manifestar-se contra a situação e manterem a ocupação do campus em Itaberaba, na Chapada Diamantina.
Eles deram início ao movimento após reunião com todos os Diretórios e Centros Acadêmicos e do Diretório Central Estudantil, quando foram definidas data e metodologia da ocupação. Alunos de todos os cursos estão engajados e participam de assembleias todos os dias e discutindo pautas como mobilização em meio aos sindicatos e secundaristas, mediante atos e palestras nas escolas.
Nesta quarta-feira (26) cerca de 15 alunos da Uneb seguiram para o Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para um ato contra a PEC 241. Segundo o estudante de Direito Gabriel Santos de Almeida, de 20 anos, eles irão “continuar a ocupação, promover um ato em Itaberaba, ainda sem data definida, e organizar ações”. Os alunos devem retornar da capital ainda nesta quarta.
Por Adalício Neto / Jornal da Chapada
Leia também:
Chapada: Trabalhadores de Itaberaba realizam manifestação contra PEC 241