Jovens que completam 16 anos até a data das Eleições 2018 (7 de outubro) podem comparecer a um dos postos ou cartórios da Justiça Eleitoral até o próximo dia 9 de maio e realizar o alistamento eleitoral (1ª via do título). A data é limite para realização de qualquer atualização relativa ao cadastro eleitoral.
Para solicitar a 1ª via do título, o eleitor deve comparecer a um posto ou cartório eleitoral de sua cidade munido de: documento oficial com foto (por exemplo, identidade ou carteira de trabalho) e comprovante de residência atualizado (máximo de três meses) em nome do solicitante ou de parente (com comprovação de parentesco).
Os homens com idade entre 18 e 45 anos, precisam também apresentar documento que comprove o alistamento militar. O TRE baiano lembra ainda que, para os casos de primeiro título, a CNH não é válida como documento de identificação por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o modelo antigo de passaporte, por não conter a filiação.
Fim do prazo
Nove de maio é o prazo final para o cidadão requerer qualquer alteração no cadastro eleitoral em 2018, sendo prazo limite para que o eleitor solicite a atualização de seus dados pessoais; transferência de domicílio eleitoral, inclusive, para os que ainda não têm o título, o alistamento eleitoral. As informações são do TRE-BA.