Na última sexta-feira (7) completou cinco anos da tragédia que provocou 17 mortes e deixou 600 desabrigados no município de Lajedinho, na Chapada Diamantina. No dia 7 de dezembro de 2013, a cidade foi arrasada por um temporal que durou duas horas e provocou um volume de água esperado para três meses.
Os imóveis destruídos começaram a ser reconstruídos em uma região que será chamada de Loteamento Maria José Pereira de Almeida, em homenagem a uma das vítimas da enchente. Especialistas se reuniram no começo deste ano em um seminário para discutir a tragédia, as obras de reconstrução e prevenção realizadas após o desastre. Mesmo sem respostas referente a conclusão das obras as pessoas resistem.
Em fevereiro deste ano, por exemplo, fortes chuvas caíram na região e levaram preocupação aos moradores de Lajedinho. De acordo com vídeo enviado ao Jornal da Chapada à época, as águas chegaram ao centro da cidade, levando entulhos e lama para as avenidas, apesar de não houve registro de desabrigados.
Jornal da Chapada
Confira fotos da tragédia
Leia também
Chapada: Lajedinho volta a registrar alagamento depois de fortes chuvas na região; veja vídeo
Chapada: Especialistas discutem em Lajedinho tragédia de 2013, reconstrução e prevenção a desastres
Chapada: Convênio para pavimentação na sede de Lajedinho é publicado no Diário Oficial
Chapada: Chuvas trazem alento para muitos municípios e preocupação para Lajedinho
Chapada: Lajedinho tem situação de emergência reconhecida pela União após novo temporal