Enquanto a população de Mucugê aguarda o resultado do caso suspeito de idosa com Covid-19, que morreu no Hospital da Chapada, em Seabra, na última quinta-feira (2), a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, segue com medidas para o enfrentamento contra o novo coronavírus. As entradas do município chapadeiro, por exemplo, estão fechadas. Apenas uma segue aberta – que conta com a equipe de saúde para monitorar quem entra e quem sai.
Conforme informações do secretário da Saúde Igor Teles, as ações são intensificadas nas barreiras sanitárias na sede, no distrito de Guiné, João Correia e nas comunidades do Paiol e Fazenda Ibicoara. Mucugê mantém aberto somente estabelecimentos de serviços essenciais à vida.
“[Estamos] monitorando as pessoas que estão chegando de cidades com casos suspeitos ou confirmados. O hospital está com visitas suspensas, ressalva situações extras liberadas pela direção, acompanhantes somente em casos necessários e respeitando a restrição em leito para evitarmos qualquer infecção cruzada”, aponta o secretário Igor.
Nas feiras-livre há monitoramento com espaçamento de dois metros entre as barracas e somente gêneros alimentícios. Também acontece a limpeza das praças públicas após o fim das feiras. “Todas as seis equipes de saúde da família, junto com os Agentes Comunitários de Saúde [ACS] e Agentes de Combate às Endemias [ACE] estão engajadas no monitoramento constante de suas áreas, registrando todas as pessoas que apresenta qualquer sintomatologia compatível ao Covid-19”, completa o titula ao Jornal da Chapada.
Até a última atualização, nesta terça-feira (7), Mucugê tinha apenas um caso suspeito de coronavírus que aguarda resposta do Laboratório Central (Lacen-BA). Um total de seis casos analisados foram descartados. A população segue e isolamento. Carros de som, a Polícia Militar e populares reforçam a importância de permanecer em casa neste período de quarentena.
Jornal da Chapada
Leia também