O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) permanece com a visitação suspensa e não há previsão para sua reabertura. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) esclareceu, nesta quarta-feira (26), que “os procedimentos para reabertura do PNCD estão sendo definidos, priorizando medidas de prevenção e seguindo as recomendações sanitárias de abertura gradual do turismo na Chapada Diamantina”. A comunidade do Vale do Pati, por meio de sua associação, informa “que não tem interesse em receber visitantes neste momento”.
A nota de esclarecimento foi devido a uma publicação de portaria no Diário Oficial, também nesta quarta-feira, autorizando a reabertura dos parques nacionais “de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos estados e municípios em que se encontra localizada a unidade de conservação [UCs]”. A visitação aos parques tinha sido suspensa em março, no início da crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19.
A portaria ressalta que a visitação pública em comunidades tradicionais e quilombolas permanece proibida em todo país. A visitação será permitida desde que se cumpra uma série de normas estabelecidas pelo ICMBio. Dentre as recomendações que constam na Portaria, está o uso obrigatório de máscara de proteção facial, cobrindo a região do nariz e boca durante todo o período que o visitante estiver no interior da unidade de conservação.
Além disso, as unidades deverão disponibilizar álcool em gel 70%, estimular e priorizar a venda on-line de ingressos, permitir agendamentos para evitar filas e aglomerações, fazer marcações no piso para promover o distanciamento de dois metros entre as pessoas, além da limpeza e desinfecção constantes dos ambientes, entre outras medidas. Em lugares fechados como abrigos, auditórios, centro de visitantes, lojas de conveniência e souvenirs o número de visitantes deve ser reduzido para permitir o espaçamento mínimo de dois metros entre as pessoas.
Jornal da Chapada
Leia também