O município de Rio de Contas, situado na Serra das Almas, na Chapada Diamantina, completa nesta sexta-feira (27) 297 anos. Foi a primeira cidade planejada do Brasil, criada por Provisão Real em 1745, e preserva o traçado antigo, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe.
Para quem não sabe, a cidade que passou pelo Ciclo do Ouro, durante um século, depois da chegada dos Bandeirantes, traz em sua história arquiteturas exuberantes que marcam o local, com centenas de imóveis tombados e pontos turísticos sem igual.
Cachoeira do Raposo, Poço Preto, Poço das Andorinhas, Cachoeira do Fraga, Cachoeira do Giló, são cartões de visita do município de Rio de Contas.
A gastronomia local traz pratos a base de peixe tucunaré, servido com cortado de palma, de galinha caipira que acompanha pirão de ‘parida’ (caldo de galinha) e godó de banana verde, tradição da região. Outro prato famoso por lá é o arroz com pequi.
Bebidas destiladas também marcam a tradição local como a conhecida cachaça orgânica Serra da Almas. O artesanato, também, tem força em Rio de Contas, apresentando em sua cultura bordados em crivo rústico feitos de tecidos de linho e algodão, miniaturas feitas com madeira jacarandá, e peças de montaria em couro e metal.
Jornal da Chapada