Está perto de completar um mês que os servidores da área de saúde do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, aguardam pelo pagamento de seus vencimentos e remunerações, tais como salário e as férias proporcionais. O assunto já foi debatido em duas matérias realizadas pelo Jornal da Chapada (veja aqui e aqui). Dessa vez, o apelo vem do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde – o Sindsaúde-BA, que pede, por meio de ofício enviado à atual prefeita Ana Medrado (DEM), a popular ‘Dona Ana’, esclarecimentos de previsão do pagamento dos servidores. A entidade também informa das penalidades que podem ser aplicadas ao Poder Executivo caso não cumpra com o pagamento dos servidores.
A carta menciona a importância desses profissionais durante a crise sanitária vivida no município e que um atraso salarial representa mais um desgaste para a classe. “Vale ressaltar que a crise sanitária enfrentada pela população em razão da pandemia do coronavírus, atribui aos profissionais de saúde o papel heróico de cuidar e preservar a saúde e o bem-estar de todos. As consequências, por sua vez, refletem nos desgastes físicos e emocionais já experimentados por estes. Logo, nada mais justo senão dignificar os referidos servidores com o pagamento daquilo que lhes é devido”, completa a carta.
Segundo áudios enviados por leitores do jornal, o ex-prefeito Manoel Luz (PSD) explicou a um servidor que “o pagamento não caiu porque não conseguiu gerar remessa no banco, mas deixamos tudo empenhado e Ana paga agora em janeiro”. Ele ainda aponta que trata-se de um débito do município e que o mesmo será pago. Um servidor do município informa que “o prefeito deixou empenhado, mas a situação que ele deixou o município todo revirado não temos certeza de receber”.
A reportagem entrou em contato com a presidente do Sindsaúde, Ivanilda Souza Brito. Ela ressaltou que “infelizmente os municípios fazem muita politicagem. Quando ela [Ana Medrado] saiu também deixou salário sem pagar, agora ele [Manoel Luz]. A folha está empenhada e a prefeita tem por obrigação realizar o pagamentos dos servidores. Nós, do Sindsaúde-BA, encaminhamos ofício à prefeita cobrando uma solução para amenizar a angústia dos trabalhadores. Até agora não houve retorno”.
O Jornal da Chapada entrou em contato com a prefeita do município de Mucugê, Ana Medrado, em um número disponibilizado, mas até o fechamento da matéria ela não respondeu as mensagens e nem atendeu ligações. Confira aqui a íntegra do documento do sindicato…
Jornal da Chapada
Leia também