Após conter incêndio florestal que atingia a região da Serra da Mandassaia, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, os grupos de combatentes continuam com a fase de monitoramento para declarar o fogo extinto. Em nota enviada para a imprensa, a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informa que nesta sexta-feira (26) os 30 bombeiros continuam realizando o monitoramento e que os 45 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da região também estão no terreno.
“O monitoramento deve seguir por mais alguns dias para evitar que haja possíveis reignições”, aponta a nota. O foco foi controlado após combate intenso na área dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. A atuação do estado foi fundamental para o êxito da operação. Duas aeronaves modelos air tractor do programa ‘Bahia Sem Fogo’, da Secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema) e um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer/PMBA) estiveram no local para suporte.
Ação da prefeitura
Já no município, a prefeitura de Lençóis, administrada pela gestora Vanessa Senna (PSD), realizou uma força-tarefa desde a noite da última terça-feira (23) para auxiliar no combater ao fogo. Com o apoio do programa ‘Bahia Sem Fogo’, a prefeitura, a Sema, técnicos do ICMBio, e o Inema, além de bombeiros civil e militar, brigadas de toda região e voluntários da cidade trabalham em conjunto.
“Desde a identificação dos focos de incêndio, equipes de brigadistas se dividiram em diversas áreas ao longo de toda a extensão atingida. Na ação para conter o fogo atuaram cerca de 100 combatentes entre brigadistas voluntários de Lençóis e de outras cidades como Mucugê, Andaraí [e Igatu], Palmeiras, Paulo Afonso, e Nova Redenção, além dos bombeiros civil e militar”, salienta nota da prefeitura de Lençóis.
A pedido da prefeita Vanessa Senna, a Sema, através do ‘Bahia Sem Fogo’, enviou as duas aeronaves com capacidade de dois mil litros cada, para auxilio durante o combate ao incêndio na Serra da Mandassaia. “Para apoio dos combatentes, a prefeitura preparou um alojamento base nas instalações da sede da creche municipal ‘Mãe Fifa’. O espaço foi adaptado para o planejamento e logística das ações de combate com ponto de internet, água, banheiros, espaço para alimentação e para descanso dos brigadistas que vieram de outras cidades”, completa a assessoria da prefeitura.
Além das pessoas que atuam no planejamento e no combate na serra, mais de 30 voluntários se revezaram 24h por dia, na organização de kits lanches e na produção das refeições, feitas com os alimentos adquiridos através de movimentos sociais organizados por moradores da cidade. O combate foi iniciado na noite da última terça-feira (23), logo após identificação das chamas. Bombeiros militares e equipes do ICMBio se juntaram e conseguiram conter o incêndio. Também atuaram profissionais das brigadistas do ICMBio, a Brigada Voluntária de Lençóis (BVL) e de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral).
Leia também