A imagem de uma jaguatirica morta por atropelamento foi registrada no último final de semana na BA-142, entre o município de Andaraí e a BR-242, na Chapada Diamantina. Também conhecida por ‘gato do mato’, o felino é visto de forma esporádica na região chapadeira. O animal foi fotografado pelo guia turístico Dmitri de Igatu.
Procurada, a bióloga Laisa Brito voltou a comentar sobre o aparecimento de felinos deste porte na região. No mês de abril, um animal do mesmo porte foi atropelado na região de Ibicoara (veja aqui). E, pelo próprio porte, ela aponta que é possível que seja outra jaguatirica. “Na Chapada, também é conhecida por ‘gato do mato’. São rápidos e não tem explicação óbvia para o seu atropelo”, salienta.
Anteriormente a bióloga disse que é bem difícil encontrar esse animal na Chapada Diamantina. Ela apontou que “a jaguatirica tem reconhecidas 10 subespécies, e o gato-maracajá é a espécie mais próxima dela”. Laisa também afirma que é possível encontrar esse animal desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas já foi extinta em algumas regiões de sua distribuição geográfica.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Jaguatirica é encontrada morta na BA-142 na altura do distrito de Cascavel