Três armas foram apreendidas com um dos comparsas do vereador e PM aposentado do município chapadeiro de Itaetê, acusado de matar líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Iramaia, também na Chapada Diamantina, Márcio Matos, o popular ‘Marcinho do MST’.
O vereador pelo Psol, Dorival Freitas Macedo, conhecido como sargento ‘Dorival’, de 58 anos, assim como o comparsa, foram alvos de mandado de busca e apreensão na operação ‘Stone’, na manhã desta terça-feira (6), cumprida por equipes da Força-Tarefa de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsão Mediante Sequestro da Secretaria da Segurança Pública.
Na ocasião, uma espingarda calibre 12, um rifle calibre 22 e uma pistola calibre 6,35 foram apreendidas com o comparsa, que é ex-secretário de finanças da cidade e na Câmara de Vereadores em Itaetê. O parlamentar e outros dois comparsas são apontados como autores da morte de Márcio Oliveira Matos, no dia 24 de janeiro de 2018.
A vítima era uma das lideranças do Movimento Sem Terra (MST) e, na época, secretário de Administração do município. Segundo informações, o crime aconteceu após a vítima adotar medidas de contenção de gastos e descobrir fraudes contratuais nas finanças de Itaetê.
No gabinete e na residência do parlamentar foram apreendidos documentos. Em outra casa, as armas e munições e um notebook também foram achados. Os materiais apreendidos nos pontos investigados foram levados para a 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itaberaba, junto com um dos suspeitos, preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Na unidade será feita a formalização e, posteriormente, encaminhamento para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Crime
O brutal assassinato do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Márcio Matos, o popular ‘Marcinho’, já tem quatro anos. Desde então, familiares e amigos cobravam das autoridades a conclusão do inquérito e solução para o crime.
‘Marcinho’ foi assassinado com cinco tiros a queima roupa em sua residência no Assentamento Boa Sorte, em Iramaia, na Chapada Diamantina, no dia 24 de janeiro de 2018. O filho dele, que estava na hora, presenciou tudo.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Assassinato brutal contra líder do MST em Iramaia continua sem solução após dois anos
Chapada: Assassinato de líder do MST em Iramaia continua sem conclusão depois de mais de um ano
Chapada: Morte de líder do MST em Iramaia não foi solucionada; políticos e familiares cobram punição