• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Bahia: Mais de 8 milhões de eleitores baianos não realizaram cadastramento biométrico

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
27 março 2017 - 11h28
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Mundo
0
#Bahia: Mais de 8 milhões de eleitores baianos não realizaram cadastramento biométrico
foto
O recadastramento biométrico na Bahia já foi concluído em apenas 42 das suas 417 cidade | FOTO: Reprodução |

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) divulgou que cerca de 9 milhões de eleitores ainda não realizaram seu cadastramento biométrico. Em 52 municípios, incluindo a capital, o procedimento é obrigatório e o prazo termina em 31 de janeiro de 2018. Segundo o órgão, atualmente, 1.629.129 milhão já foram recadastrados biometricamente no estado. Gradativamente, segundo o TRE-BA, todos os 10.590.827 milhões de eleitores da Bahia deverão ser biometrizados. O recadastramento biométrico na Bahia já foi concluído em apenas 42 das suas 417 cidades.

De acordo com o TRE-BA, o procedimento tem por objetivo oferecer mais segurança ao processo eleitoral e, além disso, compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros. O recadastramento biométrico deve ser realizado em cartório eleitoral ou posto da Justiça Eleitoral.

Quem reside no interior do estado deve procurar os cartórios eleitorais de suas respectivas cidades. Os documentos necessários para fazer o recadastramento biométrico são: documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual, documento comprobatório de alterações de dados pessoais (se houver). Os que forem tirar o 1º título eleitoral precisam ainda apresentar comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

O TRE informou que estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores convocados pela Zona Eleitoral que esteja executando o procedimento na modalidade extraordinária, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado. Durante o recadastramento, são realizadas cinco etapas, que consiste em: coletar as digitais de todos os dedos das mãos, fazer registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de um novo título. Jornal da Chapada com informações do G1BA.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Isso tira o sono dos meus adversários, diz o prefeito de Salvador sobre 2018

Próximo Post

#Brasil: Entenda o projeto de lei da terceirização aprovado pela Câmara dos Deputados

Próximo Post

#Brasil: Entenda o projeto de lei da terceirização aprovado pela Câmara dos Deputados

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.