• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Setor de serviços na Bahia cresceu 6,5% no mês de maio

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
17 julho 2015 - 12h49
no Cidades, Curiosidades, Economia, Menu Principal
0
foto
O indicador acumulado no ano expandiu 4,5%, enquanto o acumulado em 12 meses aumentou 7,3% | FOTO: Meramente Ilustrativa/RB |

Os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a receita nominal do setor de serviços na Bahia apresentou, em maio de 2015, crescimento de 6,5%, em relação a maio de 2014. O indicador acumulado no ano expandiu 4,5%, enquanto o acumulado em 12 meses aumentou 7,3%. As informações foram divulgadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

Na comparação com o igual mês de 2014 ocorreu aumento nas atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (16,4%); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (9,3%); e serviços prestados às famílias (7,4%). Por outro lado, as atividades de serviços de informação e comunicação (-5,4%) e outros serviços (-0,3%) apresentaram retração.

Acumulados
Os resultados acumulados em 2015 indicam crescimento nominal de 4,5% em relação ao mesmo período de 2014. Nesta análise, os serviços prestados às famílias e serviços de transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio foram as atividades que mais impulsionam o setor, com variação de 9,7%. Em seguida, os serviços profissionais, administrativos e complementares e outros serviços tiveram variações de 5,6% e 1,0%, respectivamente. Já os serviços de informação e comunicação apresentaram retração (-4,1%).

De acordo com a SEI, os resultados dos últimos doze meses indicaram crescimento nominal de 7,3% em relação ao mesmo período de 2014. A atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou a maior expansão (16,3%), seguida pelas atividades de serviços prestados às famílias (11,5%); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,6%); e outros serviços (3,6%). Em sentido oposto, os serviços de informação e comunicação tiveram retração de 5,5%.

Análise regional
Os dados por Unidades da Federação em maio de 2015, na comparação com o mesmo mês de 2014, apresentaram variações positivas em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Rondônia (12,9%), Bahia (6,5%), Pará (6,4%) e Alagoas (4,8%). As unidades que tiveram maior retração na receita nominal foram Amazonas (-8,6%), Maranhão (-4,9%), Espírito Santo (-4,1%), Distrito Federal (-3,3%) e Goiás (-3,1%).

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Bahia torna-se o segundo maior produtor de energia eólica do País

Próximo Post

Edital Agosto da Igualdade recebe projetos até 28 de julho

Próximo Post

Edital Agosto da Igualdade recebe projetos até 28 de julho

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.