• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Uefs anuncia que pode suspender atividades por falta de verbas

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
8 outubro 2015 - 00h16
no Cidades, Curiosidades, Educação, Menu Principal
0
Bahia: Uefs começa inscrições para Vestibular 2017.1 nesta sexta-feira
foto5
Instituição afirma que recursos são reduzidos desde 2013 pelo governo | FOTO: Reprodução/Edvan Barbosa |

Estudantes, professores e servidores administrativos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), estão preocupados depois que a instituição divulgou uma nota pública afirmando que a universidade pode suspender as atividades. Segundo a reitoria, o motivo é a falta de verbas. Os recursos estariam sendo reduzidos desde 2013 pelo governo do estado. Confira aqui a nota na íntegra divulgada no site da Uefs.

“A universidade com tantos cursos, com tantos estudantes, uma massa de trabalho, o trabalho da cidade, dos futuros médicos, futuros engenheiros, professores sair daqui?”, questiona a estudante Suanne Macêdo. De acordo com o Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior, Sintest, a Uefs começou a apresentar problemas financeiros desde junho deste ano.

Os reflexos dessa crise já começou a afetar também os terceirizados. Elson Moura, diretor da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), disse que por causa dos problemas financeiros da universidade, alunos e professores estão sendo prejudicados. “Hoje, essa questão chega em uma condição insustentável e alguns serviços da universidade começam a ser suspensos. Um exemplo disso é a viagem de campo que está suspensa na universidade e pode prejudicar um conjunto enorme de disciplinas que precisam daquela relação entre aquilo que se aprende na universidade e a realidade prática”, relata Moura, diretor da Adufs.

Segundo a nota da reitoria, um dos principais motivos da Uefs passar por esta dificuldade foi a redução de recursos para custeio em investimentos. Enquanto em 2013 a instituição recebeu R$ 55 milhões do Estado, este ano foram R$ 49 milhões. O reitor da universidade, Evandro do Nascimento, conta que procurou várias vezes o governo do estado para reiterar a necessidade de suplementação orçamentária, mas não obteve nenhuma resposta.

“Há vários meses, por comunicados oficiais, estamos colocando claramente às diversas secretarias essas dificuldades que estamos enfrentando”, disse o reitor. A secretaria da Educação do estado informou em nota que reconhece o momento de dificuldade no orçamento, mas que as universidades estaduais têm autonomia para a gestão dos seus recursos e também para redefinir e estabelecer as prioridades dos gastos. Ainda em nota, a secretaria disse que o orçamento deste ano está garantido integralmente. Matéria extraída do Portal G1.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Polícia Federal interceptou mais de 1.400 mensagens entre Argôlo e Youseff

Próximo Post

Jaques Wagner tenta se descolar da imagem de lulista como ministro da Casa Civil

Próximo Post

Jaques Wagner tenta se descolar da imagem de lulista como ministro da Casa Civil

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.