• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Heróis da Revolta dos Búzios são homenageados em Salvador

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
18 dezembro 2015 - 12h37
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal
0
Heróis da Revolta dos Búzios são homenageados em Salvador
foto5
Para o governador, quem conhece a história evita repetir erros de discriminação | FOTO: Manu Dias/GOVBA |

Uma bandeira em homenagem aos heróis da Revolta dos Búzios – Manoel Faustino, Luís Gonzaga, João de Deus e Lucas Dantas, que foram enforcados e esquartejados na Praça da Piedade, em Salvador – foi hasteada pelo governador Rui Costa e pela educadora e militante do movimento negro, Makota Valdina, ao som do Ilê Aiyê e do Olodum, nesta sexta-feira (18).

A instalação da réplica da bandeira do movimento, também conhecido como Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana, é resultado de uma articulação das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), de Comunicação (Secom) e da Cultura (Secult), com apoio das organizações sociais do Olodum e do Ilê Ayiê.

Para o governador, quem conhece a história evita repetir erros de discriminação. “Como a história sempre é escrita pelos dominadores, lideranças expressivas que lutaram pela liberdade e pela igualdade entre homens e mulheres ficaram esquecidas e não tiveram relevância nos livros de história ao longo de séculos. Estamos reescrevendo a história para que o povo conheça de onde nós viemos, o que nós somos e o que nós queremos construir a partir do que nossos ancestrais fizeram no passado”.

Rui disse que as homenagens vão continuar. “Eu tenho conversado com algumas pessoas que constroem o movimento negro e nós vamos batizar algumas estações do metrô com o nome de pessoas da luta pela liberdade do povo negro”.

Mártires
Além de ser emancipacionista, a Revolta dos Búzios defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade. Os quatro líderes negros foram mortos, no dia 8 de novembro de 1799, por terem promovido o movimento que, após muitas lutas, avançou e contribuiu para a abolição da escravatura. Em 2011, após decreto presidencial, eles passaram a ser considerados oficialmente heróis nacionais.

Eles foram enforcados e esquartejados na Praça da Piedade, na capital baiana, onde se encontram hoje seus bustos em reconhecimento à importância da luta que empreenderam em prol da liberdade e da cidadania.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Ibametro intensifica fiscalização de artigos da ceia natalina

Próximo Post

Governador Rui Costa e presidente Dilma cumprem agenda na Bahia na próxima terça

Próximo Post

Governador Rui Costa e presidente Dilma cumprem agenda na Bahia na próxima terça

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.