AssessoriaCidadesCuriosidadesMenu Principal

Chapada: Gonzagão é o grande homenageado na segunda noite do Festival de Forró em Mucugê

Além de suas canções, o músico gaúcho Renato Borghetti tocou o clássico ‘Asa Branca’, de Gonzagão | FOTO: Gabriel Carvalho |

O eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989), foi homenageado durante a segunda noite de shows do Festival de Forró da Chapada, em Mucugê, na última sexta-feira (13). Todos os artistas que tocaram no palco principal da festa, na Praça do Garimpeiro, executaram canções que foram imortalizadas pelo pernambucano de Exu. A música Asa Branca, concebida há quase um século, foi tocada em diversos momentos, mas o grande destaque para a canção foi quando o gaúcho Renato Borghetti e o “pernambaiano” Targino Gondim fizeram um dueto, levando a multidão ao êxtase.

Borghetti, que está com a agenda de shows lotada neste fim de semana prolongado, abriu seu show com a tradicional “Milonga para as missões”. Em seguida, ele só faltou fazer chover com a sua gaita, que no Nordeste é conhecida como sanfona de oito baixos. No fim da sua apresentação, o gaúcho presenteou Targino com um instrumento produzido em sua fábrica, no Rio Grande do Sul. “A gente não vende essa gaita, a gente produz para que crianças pobres tenham na música uma perspectiva de vida”, disse o artista que foi aplaudido pelo público que lotou a praça.

Renato Borghetti

Pouco antes de Renato Borghetti, se apresentaram Forró do Taz e Eloísa Olinto, que encantou a galera. Com grande presença de palco, repertório de primeira e muita musicalidade, a paraibana fez sua estreia em terras baianas. “É a primeira vez que canto aqui e eu me surpreendi com a grandeza do festival”, disse. Adelmário Coelho também passou pelo palco e fez um show à parte, com canções de seus álbuns em homenagem ao Trio Nordestino e músicas de Jorge de Altinho e Petrúcio Amorim. Após a apresentação, Adelmário enfrentou o grande assédio dos fãs que o interceptaram diversas vezes para fazer fotos, inclusive no hotel onde estava hospedado.

O sergipano Mestrinho trouxe para o festival a musicalidade de Luiz Gonzaga em novos arranjos e também fez uma grande noite. Canções autorais também fizeram o público alternar entre a dança e o olhar atento à performance do artista no palco. Verlando Gomes fez uma apresentação dançante e trouxe sucessos como Cometa Mambembe e músicas que fizeram sucesso na voz de Flávio José.

Já Hugo Luna mostrou porque se chama A Majestade do Forró e mandou ver com músicas que levaram os fãs a improvisarem uma quadrilha junina na praça. Apesar do clima de São João, o artista chamou a atenção e disse que forró é música para o ano inteiro. Rony Barbosa e Trio Aconchego finalizaram o segundo dia de festa. Neste sábado (14), se apresentam Xaxadundum, Ur Minino, Quinteto Sanfônico do Brasil, Genival Lacerda, João Lacerda, Zelito Miranda, Adelino Alves e Ana Clara. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Veja mais imagens

Este slideshow necessita de JavaScript.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas