• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Número de casos confirmados de chikungunya na Bahia avança 10,3%

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
27 novembro 2014 - 16h07
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Saúde
0
Número de casos confirmados de chikungunya na Bahia avança 10,3%

Vírus chikungunya é transmitido por mosquitos Aedes aegypty e Aedes albopictus | FOTO: Ilustração|

doença
O novo balanço ainda destaca que, em relação à última análise, o número de casos suspeitos da doença passou de 1.848 para 1.903 | FOTO: Reprodução |

Um novo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na tarde desta quinta-feira (27), revela que o número de casos confirmados de chikungunya subiu de 764 para 843 em todo o estado, o que configura um aumento de 10,3%. De acordo com o boletim estadual, houve avanço na quantidade de casos confirmados nos municípios de Feira de Santana (563 para 641) e Riachão do Jacuípe (196 para 197). Em relação ao último levatamento, quatro cidades que também apresentaram casos da doença não tiveram alteração nos registros confirmados: Salvador (2), Alagoinhas (1), Cachoeira (1) e Amélia Rodrigues (1).

O novo balanço ainda destaca que, em relação à última análise, o número de casos suspeitos da doença passou de 1.848 para 1.903. As ocorrências foram registradas em 70 municípios até quarta-feira (26). A Sesab destaca que as pessoas que contraíram o vírus chikungunya têm algum tipo de vínculo com Feira de Santana. Segundo a secretaria, entre os casos notificados, 29 foram hospitalizados. A faixa etária mais atingida compreende os adultos, entre 20 e 49 anos. A maioria dos casos ocorreu em mulheres (66,54%).

Entenda o vírus
A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa. Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus chikungunya pode ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, e a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue, de acordo com o infectologista Pedro Tauil, do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O risco aumenta em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos. Eles picam principalmente durante o dia. A principal diferença de transmissão em relação à dengue é que o Aedes albopictus também pode ser encontrado em áreas rurais, não apenas em cidades. Extraído do G1.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Marcelo Nilo responde e diz que as contas da Alba não foram desaprovadas

Próximo Post

Parque de Exposições recebe 27ª edição da Fenagro a partir de sábado

Próximo Post
Parque de Exposições recebe 27ª edição da Fenagro a partir de sábado

Parque de Exposições recebe 27ª edição da Fenagro a partir de sábado

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.