• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Bienal da Bahia lança segunda temporada nesta quarta-feira incluindo novos espaços e ações

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
16 julho 2014 - 19h55
no Cidades, Cultura, Curiosidades, Menu Principal
0
foto
Entre as novas aberturas, são destaques as exposições de três mestres baianos cujas obras e trajetórias transcendem limites regionais e nacionais | FOTO: Reprodução/Secult |

A 3ª Bienal da Bahia, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba), inaugura a partir de quarta-feira (16) uma nova etapa, mantendo a programação diversificada com exposições, oficinas, debates e projetos especiais envolvendo artistas de renome nacional e internacional em diferentes espaços da cidade. Vale lembrar que, em função dos feriados e jogos que marcaram o período, a Bienal deixou de estrear novas mostras, mas manteve aberta ao público toda a programação iniciada no dia 29 de maio, continuando em cartaz até o dia 7 de setembro.

Entre as novas aberturas, são destaques as exposições de três mestres baianos cujas obras e trajetórias transcendem limites regionais e nacionais: Juarez Paraíso, Rogério Duarte e Juraci Dórea, que, assim como Edinízio Primo e Dicinho (expostos no Museu Carlos Costa Pinto), são parte de uma geração de artistas que se manteve alijada do mercado, e que só agora começam a despertar o interesse do circuito global das artes.

Outras linguagens
Com um formato que foge do circuito tradicional baseado apenas em exposições, a Bienal, também nesta segunda etapa, inclina-se para a integração entre as linguagens, o debate e a abertura para participação do público. Nesse sentido, as propostas surgem aglutinadas por temáticas ou universos, desdobrando-se em ações, intervenções e/ou exposições. Dentro dessa proposta, o Museu Imaginário do Nordeste ganha novas ações que ocupam espaços como Galeria Acbeu, Solar Ferrão, Palacete das Artes, Museu Náutico, Museu Costa Pinto e Museu de Arte Sacra.

O módulo Arquivo e Ficção traz a exposição Arquivo Etnográfico Estácio de Lima, que propõe intervenções artísticas a partir da questão central da Bienal: ‘É tudo Nordeste?’. Com curadoria de Ana Pato, a ação ocupará o Arquivo Público do Estado, na Baixa de Quintas, e terá início no dia 17 de julho, criando uma linha de intersecção entre os profissionais da memória (arquivistas, bibliotecários, museólogos, etc) e artistas da criação visual, entre eles Eustáquio Neves (MG), Omar Salomão (RJ), Ícaro Lira (CE), Rodrigo Matheus (SP), Gaio (BA), Paulo Bruscky (PE), José Rufino (PB), Maria Magdalena Campos-Pons (Cuba), Paulo Nazareth (MG) e Giselle Beiguelman (SP).

Performances, instalações, intervenções artísticas, mostras de vídeo, ciclos de cinema, encontros e seminários compõem a estrutura Noturnas. A segunda temporada também retoma o Cinema Yemanjá, seleção de filmes relacionados ao tema da 3ª Bienal – É Tudo Nordeste?, exibidos em um amplo circuito de cineclubes de Salvador e do interior. Paralelamente, a Bienal traz também uma mostra de filmes dedicados a dois autores particulares: a francesa Agnès Varda e o chileno Alejandro Jodorowsky.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Vídeo: Tempestade de granizo surpreende banhistas em rio na Sibéria

Próximo Post

Estádios da Copa no Brasil receberam quase 3,5 milhões de torcedores

Próximo Post
Brasil coopera com organização da Copa na Rússia e no Catar

Estádios da Copa no Brasil receberam quase 3,5 milhões de torcedores

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.