• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Bahia: Mulheres ocupam fazenda da Suzano e exigem desapropriação em Teixeira de Freitas

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
8 março 2018 - 09h23
no Cidades, Curiosidades, Editorial, Menu Principal
0
#Bahia: Mulheres ocupam fazenda da Suzano e exigem desapropriação em Teixeira de Freitas
foto5
As trabalhadoras denunciam os impactos ambientais causados pelo monocultivo do eucalipto e a crise hídrica na região | FOTO: Divulgação/MST |

A Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra no Extremo Sul da Bahia continua a todo vapor. Após ato político e escracho realizado em frente a fábrica da Suzano Celulose e Papel, na manhã da última segunda (5), em Mucuri, cerca de mil trabalhadoras ocuparam, no mesmo dia, a fazenda Céu Azul. A fazenda, que também pertence a Suzano, está localizada no município de Teixeira Freitas e contém mais de 1,2 mil hectares de eucalipto plantado. A área é uma reivindicação antiga do MST. No mês de abril de 2012, a fazenda foi ocupada pela terceira vez pelos Sem Terra e os governos do Estado e Federal se comprometeram em assentar cerca de mil famílias, porém o acordo não foi cumprido.

Desta vez, as mulheres ocupam a área e não tem previsão de saída. As lutas das mulheres no extremo sul baiano denunciam os impactos ambientais causados pelo plantio do eucalipto na região, a crise hídrica sofrida pelos trabalhadores do campo e da cidade e diz não a expansão dos monocultivos e às sementes transgênicas. Com um acampamento montado dentro área, as Sem Terra exigem a desapropriação imediata.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jornada Nacional
Para Eleneuda Lopes, da direção estadual do MST, o caráter da jornada das mulheres no extremo Sul do estado carrega consigo a ideia da luta permanente contra o capital e, para isso, é necessário intensificar o enfrentamento ao agronegócio. “Esse ano estamos em luta contra o programa neoliberal do governo Temer que tem entregado as riquezas do povo para ampliar a exploração do trabalho, atingindo de maneira direta nossa soberania nacional”, explica Lopes.

A ocupação se soma as diversas lutas protagonizadas pelas trabalhadoras em todo país, do campo e da cidade, para barrar o governo golpista de Michel Temer (PMDB) e os retrocessos políticos implementados a partir de sua pasta. Com o lema “Quem não se movimenta, não sente as cadeias que o prendem”, a Jornada na Bahia denuncia as privatizações, a violência, os latifúndios improdutivos. As informações são do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Chapada: Combate a incêndio em Mucugê continua reforçado; chuva cai, mas não apaga fogo

Próximo Post

Chapada: Libertação de ex-integrantes da New Hit condenados por estupro indigna deputada

Próximo Post
Chapada: Libertação de ex-integrantes da New Hit condenados por estupro indigna deputada

Chapada: Libertação de ex-integrantes da New Hit condenados por estupro indigna deputada

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.